História: Greve geral

          Certo dia, Alex acordou e foi lavar o rosto. Percebeu que não tinha água. Resolveu comprar um pão fresco para o café. Desceu do prédio onde morava e reparou que o porteiro não tinha vindo. Ao chegar à calçada do prédio onde morava notou que o lixo não havia sido recolhido.

          Chegou na frente da padaria e reparou que estava fechada. Também o mercadinho ao lado estava com as portas fechadas.

          Voltou pra casa, pois precisava se arrumar para o trabalho. Quando entrou em casa, reparou que tudo estava uma bagunça. Chamou por Diva, a secretária, mas logo descobriu que Diva não tinha vindo trabalhar.

          Resolveu ir trabalhar. Seu trabalho era longe, caminhou até o ponto de ônibus que ficava a duas quadras. Notou que as lojas estavam fechadas. Quando chegou na parada, alguém lhe disse que hoje não passaria nenhum ônibus, pois a cidade toda estava em greve. Era uma greve geral.

          Tentou tomar um táxi e comprar um comprimido para dor de cabeça na farmácia, mas nenhum táxi passou e a farmácia estava fechada. Teve que ir a pé ao trabalho.

          Alex trabalha em uma fábrica que industrializa e embala leite. Quando chegou, Alex descobriu que nenhum de seus colegas havia ido trabalhar. Estava tudo fechado. Naquele dia, nenhum litro de leite foi embalado.

          Voltou para casa a pé, e no caminho viu que o hospital estava fechado e havia uma longa fila de pessoas doentes esperando o hospital abrir.

          Caminhou mais um pouco e reparou que as folhas das árvores faziam um tapete na calçada, tornando-a escorregadia. Também as ruas estavam cheias de folhas e de lixo.

          Lembrou-se no caminho, que estava quase sem dinheiro e resolveu ir ao seu banco. Mas nã0 conseguiu entrar porque os bancários estavam em greve também

          Voltou para casa, tentou ver televisão, mas não tinha luz.

         Que vocês acham que ele poderia fazer? (as crianças respondem).

         Mas não foi isso que aconteceu.

         O que aconteceu a seguir foi que ele ouviu um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!!

         Ele estava sonhando. Acordou. Mas ele aprendeu uma grande lição. Qual foi? (as crianças respondem).



Obs.: a história foi contada com a interferência dos evangelizandos de uma maneira bastante divertida, que envolveu a todos. Na parte final (O que aconteceu a seguir foi que ele ouviu um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!!), sugere-se que o evangelizador leve um despertador daqueles bem barulhentos e acione. O efeito foi bem interessante e as crianças gostaram. Mesmo que alguma criança adivinhe no meio da história que o personagem estava sonhando, o evangelizador não deve revelar, e sim aproveitar a resposta da criança ao final.

     
Segundo momento: conversar com as crianças sobre as lições da história.

  Que todas as profissões são importantes e necessárias.

  Que as profissões estão ligadas entre si, dependendo umas das outras (e se o médico tivesse que fazer o pão pra comer, costurar o próprio sapato, fazer seus móveis? Ele não teria tempo para estudar e atender seus pacientes).

  Que ninguém vive sozinho, umas pessoas precisam das outras, por isso vivemos em sociedade.
0 Responses