TOINZINHO E AS PENAS FUTURAS


TOINZINHO E AS PENAS FUTURAS



Hoje é um dia muito triste para Toinzinho, porque seu Tio Virgilio morreu...
 _ Eu gostava tanto dele, Papaiii
 _ Isso faz parte da vida, filho...
No dia seguinte, na escola...
_ E hoje estudaremos o famoso livro de Dante Aligheri – A Divina Comédia! Na semana que vem faremos a prova sobre o livro!
_ Toinzinho, vá até a biblioteca buscar a obra, por favor!
_ Sim, Senhora!
_ Nossa! Que livro grosso!
Ao folhear o livro...
_ Dante é conduzido por Virgílio... Ei.. É o nome do Tio...
_ E...e...É o rosto dele no livro!!!
_ E ele piscou pra mim!!!
_ Será que estou vendo coisa.... TITIO!!!
_Uau... igual a história do livro! Virgílio leva Dante para passear e...
_Bem... Digamos que não seja igual, mas parecido!
_ Soube que você estava preocupado comigo, mas não precisava! Vamos até o Plano Espiritual, que é parecido com o nosso e lhe mostrarei como funciona o código penal da vida futura!!!
_ OBAA!
_Veja... Podemos resumi-lo em 13 princípios...
_ Quais, Titio?
_ Aí estão eles...

1.      O sofrimento é inerente à imperfeição.
2.      Toda imperfeição e toda falta decorrente dela trazem o seu próprio castigo nas suas conseqüências naturais e inevitáveis. Como a doença decorre dos excessos; O tédio da ociosidade. Sem que haja necessidade de uma condenação especial para cada falta e cada indivíduo.
3.      Todo homem podendo corrigir as suas imperfeições pela sua própria vontade, pode poupar-se os males que delas decorrem e asseguram a sua felicidade futura.

_ A Alma sofre na vida espiritual as conseqüências de todas as imperfeições, porque não se libertou durante a vida corpórea!
_ Por exemplo, a Alma que tiver 10 imperfeições sobre mais que aquela que tiver 3 ou 4.
_ Pelo jeito aquele lá estava cheio de imperfeições.
_ Bua-a-á...

Aquele ao contrário tinha poucas!

 _ O sofrimento é inerente à imperfeição. Como a felicidade é inerente à perfeição.
 _ A Alma leva em si mesma o seu próprio castigo. Esteja onde estiver...

_ O sofrimento é inerente à imperfeição. Como a felicidade é inerente à perfeição.

 _ A Alma leva em si mesma o seu próprio castigo. Esteja onde estiver...

 _ Por isso o inferno existe em todo lugar onde existam almas sofredoras, assim como o céu existe em toda parte onde as almas sejam felizes!

_ Mas podemos nós mesmos depurarmos nossos defeitos e aprimorarmos nossa alma!

 _ Como podemos fazer isso ?

 _ O Bem e o mal que praticamos são resultados das boas e más qualidades que possuímos.

 _ Mas... como medir isso?

 _ O Espírito sofre não só pelo mal que fez, mas pelo bem que deixou de fazer!!!

_ O Espírito é totalmente responsável pelas suas ações, ficando voltado incessantemente para as conseqüências dessas ações... compreendendo melhor os inconvenientes de seu procedimento. Podendo assim corrigir-se!

 _ Deus pesa tudo que fazemos! Todo mal cometido é levado em conta... mas todas nossas boas ações, por menor que sejam, também são!

 _ E mesmo entre os mais perversos,porque isso representa o começo de progresso!

 _ Todo mal que se pratica é uma dívida contraída e deve ser paga, nesta mesma existência ou em outra, porque todas as existências são solidárias entre si, aquilo que se paga na vida presente não será cobrado na seguinte.

_ A regra geral então é que toda falta será punida e toda boa ação recompensada?

_ Sim, Toinzinho!

_ E qual a duração do castigo, Titio?

_ A duração está subordinada ao melhoramento do Espírito culpado!

_ Nenhuma condenação é pronunciada contra ele por um tempo determinado!

_ O que Deus exige para terminar o castigo é uma melhora verdadeira, efetiva, com um retorno sincero ao bem!

_ Deus que é justo pune o mal enquanto ele existe e deixa de punir quando o mal deixou de existir!

 _ Isso mesmo!

 _ Daí conclui-se que o castigo, estando subordinado ao melhoramento do Espírito, se este não melhorasse a pena seria eterna!

 _ De que forma isso acontece?

_ Arrepender-se é o primeiro passo para o melhoramento do Espírito, mas é necessário a expiação e a reparação!
  _ O arrependimento suaviza as dores da expiação, porque desperta esperança, mas somente a reparação pode anular o efeito ao destruir a causa!
  _ O perdão será então uma graça e não uma anulação da falta!
  _ Quanto antes ocorrer o arrependimento por uma ação maléfica praticada, menor será o sofrimento!
  _ A expiação é o sofrimento físico e moral, seja na vida corpórea ou após a morte. Podendo avançar em outras reencarnações até que os traços da falta tenham desaparecido!
  _ E o que é reparação?
 _ É fazer o bem a quem fizemos o mal na mesma intensidade da falta cometida!
 _ Quando por algum motivo não reparamos o mal cometido ainda na vida corpórea, tornaremos a encontrar em vidas futuras as mesmas pessoas que ofendemos, em condições escolhidas por elas e por nós!
 _ Por quê?
 _ Para provarmos nosso devotamento, fazendo-lhes tanto bem quanto o mal que havíamos feito!
 _ Outra forma de reparação é fazer aquilo que se deixou de fazer. Sendo humilde quando se foi orgulhoso, bondoso quando se foi duro... caridoso se foi egoísta, benevolente se foi maldoso, trabalhador se foi preguiçoso, etc... É dessa maneira que o Espírito progride tornando proveitoso o seu passado!
  _ Por que aquele espírito está afastado dos demais?
  _ Aquele é um espírito imperfeito! Eles são afastados de mundos onde possam perturbar a sua harmonia! Eles permanecem em planos mais inferiores pagando pelas faltas cometidas, até que atinjam o merecimento de subir a mundos mais adiantados! Ficam ali expiando suas faltas, aguardando uma nova encarnação a fim de redimir suas faltas.
 _ Mas quanto tempo ele fica ali?
_ O Espírito possui livre-arbítrio! Como alguns são teimosos permanecem nessa situação mais tempo que aqueles que reconhecem o poder supremo de Deus! Mas, em algum momento, capitulam, aceitando as regras Divinas! A partir desse momento eles entrevem a esperança!

 _ Deus jamais abandona os espíritos, tenham eles as penas que tiverem! Todos temos nosso anjo da guarda, que nos estimulam aos bons pensamentos e na reparação nas próximas vidas. A par disso, o espírito deve melhorar-se por convicção própria e não por pressões do guia ou protetor! Mesmo porque eles agem na maioria das vezes de forma intuitiva!

 _ Mas se o espírito vai chegar à perfeição de qualquer maneira, não é um estimulo a ele permanecer no mal? Porque depois é só ele se arrepender e pronto!!

 _ Não.... o Espírito inferior não vê a possibilidade de um fim para a sua situação e depois como ele mesmo causa a sua própria desgraça... Acaba compreendendo que quanto mais tempo persistir no mal, mais longa será sua infelicidade! Ademais o seu sofrimento durara sempre se ele não lhe puser um termo! Da mesma maneira, se não lhe fosse dada nenhuma esperança, ele não teria interesse em retornar ao bem, pois isso não lhe daria nenhum proveito!!!

_ Acaba compreendendo que quanto mais tempo persistir no mal, mais longa será sua infelicidade!

 _ Ademais o seu sofrimento durará sempre se ele não lhe puser um termo!!! Da mesma maneira, se não lhe fosse dada nenhuma esperança, Ele não teria interesse em retornar ao Bem, pois isso não lhe daria nenhum proveito!!! Deus, na verdade, ao criar uma alma já sabe que ela é falível e dependendo do seu livre-arbítrio, que caminho essa alma tomará!

_ Pode-se pagar a pena de outrem?

_ Não! Cada um é responsável pelas suas próprias faltas. A menos que isso tenha se dado por motivos alheios. Assim o suicida sempre é punido, mas aquele que, pro exemplo, leva alguém ao suicídio sofre penas maiores que o suicida!

 _ Existem muitas punições?

 _ Elas são infinitas, embora parecidas! A mais comum é aquela entre os muito apegados à vida material! É a lentidão da separação da alma do corpo físico na hora da morte. Isso cria grande angústia na hora do ingresso ao plano espiritual! Alguns acreditam-se vivos após a morte e sofrem muito com isso. Já para os criminosos a visão incessante de suas vítimas é muito dolorosa!

Alguns Espíritos são mergulhados em trevas espessas, outros são isolados completamente, atormentados por não saber qual a sua condição e o seu destino!

Os maiores culpados sofrem torturas, sendo que muitos ficam privados de ver os seus seres queridos!

Em suma, seus sofrimentos são relativos aos males que praticaram e ao sofrimento que causaram aos outros, até que o arrependimento venha trazer-lhes abrandamento e a possibilidade de por fim a esse estado de coisas!

A situação do Espírito desde a sua entrada na vida espiritual é aquela que ele mesmo se preparou durante a sua vida corporal, mais tarde outra encarnação lhe é concedida para expiar e reparar a anterior passando por novas provas, se não fizer isso recomeçará o trabalho em condições cada vez mais penosas!

A misericórdia de Deus é infinita, mas não é cega, deixando sempre uma porta aberta para o Espírito tomar o caminho do bem.

Os Espíritos em punição são como enfermos no hospital, sofrendo a doença que decorreu de suas próprias faltas e passando por meios dolorosos de cura!

Agora se eles prolongam os sofrimentos por sua própria culpa, o médico nada tem com isso! É na vida corporal que o Espírito repara o mal de suas existências anteriores. Assim se explicam as misérias e dificuldades, aparentemente sem razão de ser, mas que são justas desde que determinadas no passado e que servem para nosso adiantamento!

 _ Mas, tio, por que Deus já não cria os Espíritos infalíveis, isentos das imperfeições?

 _ Não há dúvida de que Ele o poderia fazer, mas quis, na sua Sabedoria, que o progresso fosse uma lei geral, se fossemos perfeitos o que teríamos a conquistar?

 _ É mesmo, tio!

 _ Essa é a Lei da Justiça Divina! A cada um segundo as suas obras, tanto no céu como na terra!

 _ Puxa, titio... Fiquei feliz em saber que o senhor está bem!!!

 _ Deus o abençoe Toinzinho!!!

 

Depois... já na sala de aula, após a correção da prova feita... a professora assim diz a Toinzinho:
_ Nossa, Toinzinho! Você foi o único que tirou nota 10 na prova! Até parece que você mergulhou na história.
_ talvez, professora, talvez... responde Toinzinho sorridente.

 


Fonte: (Gibi Toinzinho e as Penas Futuras. Editora LAKE - Toinzinho são cartilhas de distribuição gratuita com o personagem criado originariamente pelo escritor Mário Boari Tamassia)

0 Responses