Parábola do Bom Samaritano



            Chegará um dia que Jesus fará a separação dos homens assim como um pastor separa as ovelhas dos bodes e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à esquerda.

            Então Ele dirá aos que estarão à sua direita: Vinde, vós que fostes benditos por meu pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o início do mundo; porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; tive necessidade de alojamento e me alojastes; estive nu e me vestistes; estive doente e me visitastes; estive na prisão e viestes me ver.

            Então os justos lhe responderão: Senhor, quando foi que vos vimos com fome e vos demos de comer, ou com sede e vos demos de beber? Quando foi que nós vos vimos sem teto e vos alojamos, ou sem roupa e vos vestimos? E quando foi que vos vimos doente ou na prisão e viemos vos visitar?

E o rei lhes responderá: Eu vos digo em verdade, quantas vezes o fizeste com relação a um destes mais pequenos de meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

E dirá, em seguida, para aqueles que estarão à sua esquerda: Retirai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e para seus anjos; porque eu tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; tive necessidade de teto e não me alojastes; estive nu e não me vestistes; estive doente e na prisão e não me visitastes.

Então eles lhe responderão também: Senhor, quando foi que vos vimos com fome, com sede, ou sem roupa, ou doente ou na prisão, e deixamos de vos assistir? Mas ele lhes responderá: Eu vos digo em verdade, todas as vezes que deixastes de dar essas proteções a um desses mais pequenos, deixastes de dá-las a mim mesmo.

E então estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna.

Então um doutor da lei se levantou e disse para Jesus: Mestre, o que é preciso que eu faça para possuir a vida eterna? Jesus lhe respondeu: O que está escrito na lei? O que lê nela? Ele lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as vossas forças e de todo o vosso espírito, e vosso próximo como a vós mesmos. Jesus lhe disse: Respondestes muito bem; fazei isso e vivereis.

Mas esse homem, querendo parecer que era justo, disse a Jesus: E quem é meu próximo? E Jesus, tomando a palavra, lhe disse:



Um homem que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de ladrões que o despojaram, cobriram-no de feridas e se foram, deixando-o semi-morto. Aconteceu, em seguida, que um sacerdote descia pelo mesmo caminho e tendo-o percebido, passou do outro lado. Um levita, que veio também para o mesmo lugar, tendo-o considerado, passou ainda do outro lado.  Mas um Samaritano (herético) que viajava, chegando ao lugar onde estava esse homem, e tendo-o visto, foi tocado de compaixão por ele. Aproximou-se, pois, dele, derramou óleo e vinho em suas feridas e as enfaixou; e tendo-o colocado sobre seu cavalo, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e as deu ao hospedeiro, dizendo: Tende bastante cuidado com este homem, e tudo o que despenderdes a mais, eu vos restituirei no meu regresso.

Qual desses três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?  O doutor lhe respondeu: Aquele que exerceu a misericórdia para com ele. Ide pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo.




Todas as lições de Jesus se resumem na caridade e na humildade, quer dizer, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.
Em todos os seus ensinamentos, Ele mostra a caridade e a humildade como sendo o caminho da felicidade eterna.
Jesus disse:
Bem-aventurados os pobres de espírito (os humildes), porque deles é o reino dos céus;
Bem aventurados os que têm puro o coração, os que são brandos e pacíficos, os que são misericordiosos;
Amai o vosso próximo como a vós mesmos;
Fazei aos outros o que quereríeis que vos fizessem;
Amai os vossos inimigos;
Perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados;
Fazei o bem sem ostentação;
Julgai a vós mesmos antes de julgar os outros;


Jesus levará em conta apenas uma coisa: a prática da caridade. A caridade é a única condição para a salvação.

0 Responses