O Consolador Prometido

AS TRÊS REVELAÇÕES
 

 Tivemos 03(três) Revelações enviadas por Deus, nosso Pai Maior.

A Primeira Revelação refere-se a Moisés e sua missão.

A Segunda Revelação foi a Revelação de Amor, que Jesus ensinou e vivenciou , exemplificando para nós.

A Terceira Revelação é a Doutrina Espírita que veio nos dar mais um pedacinho de nossa evolução, trazendo o conhecimento sobre a existência, a comunicabilidade e a eternidade do Espírito.

Cada uma dessas revelações foi trazida até nós, na medida em que o homem e a sociedade na qual vive sofreram alterações e já estava com capacidade de poder melhor escutar, estudar e entender cada uma delas, que fazem parte do progresso a que nos é destinado.

As leis divinas são reveladas as criaturas de acordo com o seu grau de entendimento - Por isso são em épocas variadas e povos os mais diversos as recebem, através do ensino dos profetas inspirados, e instrutores espirituais capacitados.

Allan Kardec estuda em "A GÊNESE" as revelações dirigidas à civilização cristã – ou seja – a de MOISÉS a de JESUS comparando-as com a dos ESPÍRITOS.

 
Primeira Revelação 01
 

A Primeira Revelação refere-se a Moisés e sua missão de justiça.

Aqui teremos que saber um pouquinho de história e geografia para compreender sobre Moisés e sua missão.

O Egito é um país que fica na África, eles têm o rio Nilo, embora grande parte do país seja deserto. Seu povo surgiu de vários grupos de origem africana e asiática que se misturaram e formaram o povo egípcio. É onde as Pirâmides, imponentes vultos de pedra, construídas com milagres de blocos pesando toneladas ficam. Eles têm também a Esfinge, com corpo de animal e cabeça humana, simbolizando o ser humano emergindo para a humanização.

Além dessas grandezas materiais, que revelam superior capacidade científica, os egípcios possuíam elevados conhecimentos espirituais.

Seus sacerdotes conheciam a existência do Deus Único e absoluto, Pai de todas as criaturas, conhecia todos os fenômenos mediúnicos, praticando-os em seus Templos.

Foi nesse ambiente espiritual elevado, que Moisés nasceu e se criou recebendo primorosa educação, saturando-se de todos os conhecimentos existentes à época, desenvolvendo a sua poderosa mediunidade.

Quando chegou o momento de cumprir sua missão, Moisés, alertado mediunicamente pelos Espíritos, pediu ao Faraó a libertação do povo hebreu, que se encontrava há mais de 400 anos escravizado no Egito.

O faraó, primeiro, resistiu muito a libertá-los, mas após um tempo libertou os Israelitas; foi quando Moisés os concentrando, saiu rumo ao deserto em busca da Terra Prometida, uma peregrinação que durou 40 anos.

Moisés, embora sua missão, pensava e entendia como os homens e a sociedade da época.

Essa é um pouquinho sobre alguns aspectos da vida de Moisés.

 
Primeira Revelação 02   

Como já vimos um pouquinho dos aspectos da vida de Moisés, vamos conversar um cadinho sobre sua missão de justiça.

Moisés e os Hebreus libertados pelo Faraó migram através do Mar Vermelho buscando a Terra Prometida. No entanto, o Faraó se arrependeu de tê-los libertado e, enquanto Moisés e o povo estão às margens do Rio Vermelho, manda seu exército atrás deles.

Dentro do povo hebreu, alguns se revoltaram contra Moisés, que os havia libertado, mas que também os havia levado a passar fome, tudo em função de uma Terra Prometida que eles sequer sabiam se existia mesmo.

Mas Moisés sabia que o Rio Vermelho iria ter sua maré baixa ao anoitecer, e, quando isso ocorresse, poderiam eles atravessarem o rio para a margem do outro lado e assim ficarem livres de se verem novamente escravos.

Assim fizeram e Moisés conduziu o povo, conforme tinha ele prometido a Deus fazer, até o monte Horeb, na cordilheira do Sinai.

Diante das muitas dificuldades, obstáculos, empecilhos, fome e desespero, o povo muitas vezes revoltado se voltava contra Moisés, mas ele sempre buscava leva-los à confiança em Deus, dizendo-lhes e lembrando-lhes que o Pai nunca os abandonou ou abandonaria.

Finalmente, após muita persistência e lutas, os hebreus conduzidos por Moisés chegam ao Monte Horeb. Lá chegando, Moisés reúne todo o povo no sopé do Monte e lhe pede que se prepare, pois iriam receber, através de Moisés, Instruções Diretas do Plano Espiritual Superior.

Foi quando tivemos os 10(dez) mandamentos e todo o povo escutou:
1o. Não terás deuses estrangeiros, nem farás imagem para lhe prestar culto;
2o. Não pronunciarás o nome de Deus em vão;
3o. Santificarás o dia do sábado;
4o. Honrarás pai e mãe;
5o. Não matarás;
6o. Não cometerás adultério;
7o. Não roubarás;
8o. Não prestarás falso testemunho;
9o. Não desejarás a mulher do próximo;
10o. Não cobiçarás as coisas alheias.


Os 10(dez) mandamentos foram, então, gravados em duas pedras, para não serem esquecidos.

No entanto, passados os anos, o povo se esqueceu de referidos ensinamentos e necessário foi que Deus nos enviasse novas notícias diretas, para nos relembrarmos da Lei Divina.

 

Primeira Revelação 03 – MOISÉS

 

1300 ª C. - Entre os HEBREUS - que segundo Emanuel no livro A CAMINHO DA LUZ - entre os quatro grandes povos da Terra em que encarnaram os espíritos que vieram do sistema Capela - os árias, os hindus, os egípcios e os hebreus, estes últimos tinham uma missão dupla e importantíssima:

PRIMEIRA - M O N O T E Í S M O

SEGUNDA - E N C A R N A Ç Ã O D E J E S U S - no planeta

MONOTEÍSMO - Crença em um DEUS ÚNICO - foi à primeira missão dos hebreus –

HEBREUS = ESCRAVOS / SERVOS DOS EGIPCIOS - época de uma grande seca os hebreus foram exilar-se no Egito, quando JOSÉ filho de JACÓ, que era neto de ABRAÃO, O PATRIARCA dos judeus. JOSE era o primeiro ministro do Faraó do Egito, quando grande seca se abateu sobre os países do Oriente Médio, e o Egito graças à sábia administração de José era o sustentáculo da fome. Com o passar do tempo o povo hebreu começou a crescer e o Faraó ordenou as parteiras do povo judeu que os filhos homens fossem mortos e as filhas mulheres fossem salvas. A mãe de José deu a luz e escondeu o filho por três meses e colocou num cesto de vime e colocou no rio e o menino foi salvo pela filha do Faraó, a princesa que colocou o nome de MOÍSES= FILHO DAS ÁGUAS. MOISES foi educado na corte do faraó, já adulto vê um egípcio espancando um hebreu e toma o partido do seu povo matando o egípcio, depois tem que fugir para o deserto. No deserto Deus fala a Moisés através da sarça ardente e concede poderes a Moisés para libertar seu povo do cativeiro. Retornando ao Egito temos os episódios das pragas do Egito e finalmente a libertação do povo e finalmente a celebre passagem do Mar Vermelho – onde se abrem as águas para os Hebreus passarem e depois se fecham afogando o exército egípcio que partira no encalço do povo judeu. Os Hebreus vagam então 40 anos pelo deserto, no deserto Moisés recebe mediunicamente os 10 MANDAMENTOS – que são a síntese da primeira revelação.

Essa é a parte divina da primeira revelação.

A parte humana são as leis promulgadas por Moisés - para conter um povo semi-selvagem, com muitos dos defeitos dos egípcios e preparar o caminho para a vinda do Cristo – vários códigos anteriores a Moisés são conhecidos e deram subsídios a Moisés, o código do Rei UR-NAMU - 2050 A C e o mais conhecido o de HAMURABI - Babilônia 1750 AC, como o de Moisés se basearam na Lei de Talião.

Segunda Revelação
 

Apesar dos ensinamentos contidos nos 10(dez) mandamentos que Moisés recebeu no Monte Horeb, a humanidade, com o passar do tempo, deles se esqueceu.

Jesus, há muito mais de 2000 anos, quando estava na Espiritualidade, observando a dureza dos corações humanos, embrutecidos em seus sentimentos, resolveu Ele mesmo nascer entre os homens, se encarnar, vir à Terra, para vivenciar e exemplificar o AMOR, que é a chave do progresso e da evolução.

Chegou ele em família simples e pobre, nasceu em uma manjedoura, como a dizer que a humildade representa a chave das virtudes.

Veio Ele a nos ensinar através de sua própria vida, de suas atitudes e de suas palavras, que eram ditas em praças públicas, ante as criaturas desregradas e infelizes. Em todas elas, contido está o ensinamento maior: “Amai-vos uns aos outros”, e buscou Ele próprio, até o fim de sua permanência entre nós, viver amando, amando sempre a todos sem distinção.

Chamou Ele gente simples, conhecidos como os Apóstolos, e em seus corações fez frutificar seu exemplo de Amor.

Até o último momento viveu Jesus ensinando amor, perdoando àqueles que o condenaram.

Jesus foi, então, a Segunda Revelação, na qual nos deixou como mandamento 02 aspectos que são os mais importantes:

1o. Amar a Deus, sobre todas as coisas;

2o. Amar ao próximo, como a si mesmo.

Assim, a Lei de Amor instaurada foi para que aprendêssemos e amolecêssemos nossos corações, a fim de que vivenciássemos a fraternidade , a irmandade entre os homens, sem distinção.

Retornando Jesus à vida na Espiritualidade, os Apóstolos , que sempre tiveram enorme paixão pelo bem em suas almas e com o exemplo, ensinamento e vivência de Jesus, buscaram viver e divulgar esse ensinamento recebido. Criaram eles (os Apóstolos), então, A Casa do Caminho, onde velhos e crianças, jovens e adultos, viúvas e pobres, doentes de toda espécie eram acolhidos e tratados com amor.

Jesus, já sabedor de que a humanidade esqueceria seus ensinamentos , avisou que o Pai enviaria, após algum tempo, o Consolador.

Novamente passado o tempo, conforme já previsto por Jesus, a humanidade se esquecendo do ensinamento de Amor, necessitou de outro relembrar da Lei Divina.

 

Segunda revelação –  J E S U S
 

Chegamos a segunda revelação – tão importante que a história do homem se dividiu em duas partes -  antes de Cristo e depois de Cristo - A/C E D/C .

Já à 500 anos antes da vinda do Cristo - evidencia-se com nítida clareza o gigantesco esforço do Governo Espiritual do Mundo, num gigantesco esforço de preparação para a vinda do Cristo – Providências de vulto são tomadas para a unificação do mundo - ALEXANDRE DA MACEDONIA - FUNDA UM GRANDE IMPÉRIO - que se estende da Grécia ao Egito e a Índia, A terra recebia visitas de espíritos iluminados e inspirados - ELIAS, JEREMIAS, LAO-TSÉ, CONFÚCIO, BUDA, TALES DE MILETO, PITÁGORAS, PÉRICLES, HIPÓCRATES, SÓCRATES, ARISTOTELES; todos vindo preparar a vinda do Cristo, após a morte de Alexandre seu império se dividiu, mas as forças do alto já haviam decidido reunir o mundo sob o império romano – para a chegada do Cristo.

A águia romana dominava a terra e os mares então o mundo teve um pouco de paz era o  "O SÉCULO DE AUGUSTO " o mundo descansou, então o ano 747 da fundação de Roma - na JUDÉIA, uma das mais pobres províncias do Império Romano , mais precisamente em Belém, perto de Jerusalém , conforme nos narra o Evangelho em um estábulo – começa na Terra a mais linda história de maor – A Divina Epopéia – quem não lembra os fatos mais marcantes da vida de Jesus :

 

A ADORAÇÃO DOS REIS MAGOS

A FUGA PARA O EGITO

JESUS MENINO NO TEMPLO DOS OS DOUTORES DA LEI

O COMEÇO DA VIDA PÚBLICA

O ENCONTRO COM OS DISCÍPULOS

O ENCONTRO COM JOÃO BATISTA

OS MILAGRES, AS CURAS, AS PREGAÇÕES

BOM SAMARITAMO

PARÁBOLA DO SEMEADOR

FILHO PRÓDIGO

O MEMORÁVEL "SERMÃO DO MONTE”

A ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM

O DRAMA DO CALVÁRIO

A RESSUREIÇÃO E O RETORNO A PÁTRIA ESPIRITUAL

 

Agora o mais importante:  

Jesus resumiu os 10 mandamentos em 02 (dois)


AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO


Troca a Lei de Talião pela Lei do Amor e vai mais longe - Vamos tentar resumir os preceitos do Cristo:

 

·         DEUS, o criador de tudo que existe , é o PAI, de todos os homens, os quais trata com bondade.

·         Diferente do Deus de Moisés – Cruel e vingativo que se satisfazia com sangue. 

·         Todos os seres humanos são irmãos e iguais perante a Lei de Deus, inclusive Jesus graças a sua elevação espiritual é o Mestre da humanidade; e afirma ter vindo ao mundo para servir, e não para ser servido;

·         A alma sobrevive à morte e pode se manifestar no plano terreno;

·         O homem é um espírito imortal revestido de um corpo de carne;

·         Digno é o trabalhador do seu salário, cada um recebe segundo seu merecimento;

·         Só façamos aos outro aquilo que quisermos que nos façam;

·         Amar ao próximo, inclusive nossos inimigos;

·         Não julgar para não sermos julgados;

·         Perdoar irrestritamente;

·         A esmola tem que dar em segredo;

·         A oração é um dos grandes recursos à disposição dos seres humanos para atrair o auxílio superior - PAI NOSSO

·         Ninguém sobe a níveis espirituais mais elevados, sem assimilar e praticar o código evangélico da  ação.

Ele sabia que com o tempo seus ensinos seriam deturpados e prometeu que no devido tempo mandaria um consolador - JOÃO CAP. 14 V. 26 - Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Com isso Cristo 19 séculos antes nos prepara para a terceira revelação.

 
A TERCEIRA REVELAÇÃO

3ª REVELAÇÃO: O CONSOLADOR PROMETIDO
à Texto: ESPIRITISMO

Primeiras Noções(a)

        Os fatos que o Espiritismo trouxe, a partir de 1857, existem faz tempo e tempo, mas somente com a publicação de O Livro dos Espíritos, eles vieram para dar conhecimento de forma clara , para que todos pudessem entender.

        O Espiritismo nasceu de um trabalho conjunto realizado pelos Espíritos e por  Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou simplesmente Allan Kardec.

        Os Espíritos forneceram muitas instruções para Allan Kardec, que as reuniu, as pesquisou, as estudou e colocou todos os resultados obtidos em livros (que chamamos a Codificação da Doutrina Espírita), para que toda a gente pudessem saber, conhecer e aprender.

A Codificação da Doutrina Espírita é composta dos seguintes livros:

O Livro dos Espíritos,  publicado em  1857;

O Livro dos Médiuns, publicado em 1861;

O Evangelho Segundo o Espiritismo, publicado em  1864;

O Céu e O Inferno,  publicado em 1865  e

A Gênese , publicado em  1868

A Doutrina Espírita , tem como modelo de perfeição moral que um ser humano pode alcançar na Terra, Jesus; daí ser ela uma doutrina cristã , cujo objetivo é transformar a nós mesmos  em seres melhores, e , conseqüentemente, transformar a Terra em um mundo melhor.

A Doutrina Espírita tem um caráter triplo, ou seja, ela tem três aspectos:o Científico,  o Filosófico e a conseqüência Moral (Religião)

Os princípios da Doutrina Espírita são:

* Deus: O Criador;

* Espírito e Matéria : os elementos da Criação;

* Existência dos Espíritos;

* Imortalidade da Alma;

* Comunicação entre o Plano Material e o Plano Espiritual;

* Reencarnação;

* Evolução moral e intelectual dos Espíritos;

·       Lei de Causa e Efeito

Doutrina Espírita

Com o tempo, os seres humanos acabaram por esquecer e exercitar com muitos equívocos os ensinamento de Amor com o qual Jesus viveu encarnado entre nós a nos ensinar.

Em função desse esquecimento e dos equívocos criados pelas próprias pessoas quanto aos ensinamentos deixados por Jesus, necessário foi um relembrar do Evangelho como deveria ser, acrescentando a eles alguns esclarecimentos a mais, porque a sociedade já tinha capacidade para entender, além do que já havia sido ensinado, algumas coisas mais.

E assim, os Espíritos ditaram a Allan Kardec, cujo nome de batismo era Hippolyte Léon Denizard Rivail, relembrando os ensinamentos de Jesus e explicando mais algumas coisas.

A Terceira revelação, como é conhecida a Doutrina Espírita, relembrou e acentuou os seguintes princípios básicos:
A existência de Deus;
Existência do Espírito, sua sobrevivência após a morte e sua comunicação com o mundo material;
Reencarnação;
Evolução moral e intelectual dos espíritos;
Lei de Causa e Efeito.
Podemos observar, então, que alguns desses princípios encontram-se em todas as religiões cristãs. Ou seja, tanto o Catolicismo, como o Protestantismo e suas diversas ramificações, crêem em Deus e na existência de alguma forma de uma vida espiritual. Isso, porque Jesus sempre deixou muito claro ambos, falando em suas parábolas e em seus ensinamentos.
         Mas, por que existe Deus? Se há mundo espiritual, como é a vida lá? E vivendo no mundo espiritual, pode se fazer contato com o mundo material? Vivemos uma só vida? Todos temos a mesma evolução espiritual? O que fazemos, de bom ou ruim, recebemos de volta?
         É isso que a Doutrina Espírita vem nos explicar e nos fazer raciocinar através de seus três aspectos: ciência, filosofia e conseqüência moral (religião).
   
A TERCEIRA REVELAÇÃO - O ESPIRITISMO
 

DIFERENTE DAS DUAS REVELAÇÕES ANTERIORES- QUE SE BASEAVAM EM UM PERSONAGEM E FICARAM CENTRALIZADAS EM  LUGAR - A TERCEIRA REVELAÇÃO

É diferente - APARECE EM DIVERSOS PONTOS DO GLOBO TERRESTRE AO MESMO TEMPO E É AO MESMO TEMPO FRUTO DO TRABALHO CONJUTO DOS HOMENS E DOS ESPÍRITOS - RESUMINDO - não é uma obra pessoal não provém de um só espírito não foi recebida através de um só médium tem um sentido progressivo - evolucionista - ex. Kardec // A Luís 100 anos um fala outro esclarece. L.E. 234 - Acampamentos - N. Lar PARA TER CONDIÇÕES DE Receber e Entender a EXCELSA MENSAGEM A Humanidade precisava se libertar dos velhos DOGMAS, EMANCIPAR o Pensamento e CONQUISTAR Novos Estágios do Conhecimento, DESENVOLVER melhores possibilidades de COMUNICAÇÃO.

Por isso o GOVERNO ESPIRITUAL DO PLANETA convocou a cooperação desde o ‘SECULO 17 ‘ de CIENTISTAS , FILÓSOFOS , NAVEGADORES, ESTADISTAS, ARTISTAS, TÉCNICOS, PENSADORES na noite de 3l de março para 1o. de abril de 1848. Na casa da família FOX , em HYDESVILLE - EUA - Tem início uma nova época de fenomenologia espetacular , insistente , ostensiva - comunicação entre os dois planos da existência - dos EUA e fenômeno se espalha pelo mundo Inglaterra, Alemanha , França. EM 1855 - HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL - ALLAN KARDEC TOMA CONHECIMENTO DO FENÔMENO , E PASSA A ESTUDA-LO ESTUDOU OBJETIVA E MINUNCIOSAMENTE, CONVENCEU-SE DA SUA REALIDADE, BUSCOU-LHES A CAUSA, E DEDUZIU A SIGNIFICAÇÃO : PESQUISOU , TRABALHOU ......

APARECEU ENTÃO A PRIMEIRA EDIÇÃO DO "LIVRO DOS ESPÍRITOS". ERA 18 DE ABRIL DE 1857 . ERA O ESPIRITISMO 1019 PERGUNTAS FEITAS POR KARDEC E A RESPOSTA DADA PELOS ESPÍRITOS COMANDADOS PELO ESPÍRITO DA VERDADE UNINDO A CIÊNCIA A FILOSOFIA E A RELIGIÃO - NA MISSÃO DE TRANSFORMAR A TERRA DE UM MUNDO DE SEFRIMENTO DE PROVAS E EXPIAÇÕES EM UM MUNDO REGENERADO E PACÍFICO - A CAMINHO DAS MAIS ALTAS EXPRSSÕES CÓSMICAS . PARA ISSO SE BASEIA NOS CHAMADOS "PONTOS CARDEAIS"DA DOUTRINA :

EXISTÊNCIA DE DEUS

REENCARNAÇÃO

EVOLUÇÃO

SOBREVIVÊNCIA DO ESPIRITO APÓS A MORTE

COMUNICAÇÕES ( Fenômenos Mediúnicos )

PODEMOS SINTETIZAR 3A. REVELAÇÃO C/ MÁXIMA

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO - PAULO CAP15

0 Responses